Quem Somos

O Centro Educacional Conde Modesto Leal é uma Instituição católica, sem fins lucrativos, lugar de aprendizagem, vida e evangelização, fundada por Padre Alberto Kolb, em 1936.

Possui uma Diretoria voluntária, eleita pela Assembleia de sócios. A orientação dos Serviços Educacionais está sob orientação das Irmãs da Congregação do Divino Salvador-SDS (Salvatorianas).

Investe, em sua prática, na formação das crianças para que sejam pessoas responsáveis, críticas, criativas, íntegras, solidárias e participativas, que respeitem e amem seus semelhantes.

Os profissionais que nela atuam sentem-se provocados a refletir sobre as tendências educacionais, para garantir a qualidade do ensino oferecido e a coerência entre teoria e prática.

Objetivo da
Instituição


O Centro Educacional Conde Modesto Leal tem por propósito ministrar Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Complementar, em período matutino, vespertino ou integral, proporcionando a todos um espaço alternativo de experiência em grupo, visando à formação integral, orientada pela prática dos valores humanos e cristãos.

Entende-se por formação integral do estudante a preparação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, competências, habilidades, conhecimentos e valores como elementos de autorrealização e exercício consciente da cidadania, variando em conteúdo e método de acordo com o nível dos alunos.

Filosofia da Instituição

O Centro Educacional Conde Modesto Leal é um centro de aprendizagem, de vida e de evangelização. Como Instituição de Ensino, inserida no contexto mundial, está atenta às grandes reflexões que se dão no campo educacional e implementa ações, visando a ajudar os estudantes a “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser e aprender a crer”.

Como Instituição de Ensino Católica, é uma comunidade em que a fé, a esperança e o amor são vividos e comunicados progressivamente, no permanente desafio de harmonizar fé, cultura e vida.

Como Instituição de Ensino Católica - Escola em Pastoral, insere- se na Pastoral da Igreja Católica, assumindo um compromisso social e eclesial, sendo um centro de claro e explícito serviço evangélico à comunidade.

Sendo assim, a Instituição entende a educação como processo de humanização, adequado às exigências do contexto, que promove a vivência dos valores cristãos, respeita as diferenças e tem a pessoa como centro de sua missão. Ou seja, os estudantes são o centro da vida da Instituição, que se empenha na sua formação integral.

A Ação Educativa, além da construção do conhecimento e do desenvolvimento de competências dos estudantes, prioriza o cultivo dos valores através da descoberta do mundo, dos outros, de si mesmos e de Deus. À luz da fé, são promovidos os valores éticos, culturais, sociais, morais e religiosos, capazes de organizar novas formas de interação social e desenvolver a cultura da solidariedade e da paz.

Aliado a isto e visando a preservar e melhorar a qualidade de vida, a Instituição desenvolve em seus estudantes a consciência e o compromisso com o meio ambiente.

Dessa forma, pretende contribuir para a formação de uma pessoa comprometida com a transformação da sociedade, tendo como fundamentos os valores cristãos, vivenciados através do diálogo, do respeito mútuo, da convivência fraterna, das ações solidárias, com liberdade e responsabilidade.

A Instituição enfatiza o sentido de parceria na Missão, na medida em que, Professores e familiares, apoiando-se mutuamente e comprometidos, em seus papéis complementares, buscam a construção de um ambiente estimulador e fraterno, de calma e ordem na família, na escola e na sociedade.

A disciplina é, portanto, um processo de construção da identidade pessoal e coletiva de forma consciente, crítica e comprometida com valores humanos e cristãos. É a educação para o desenvolvimento da autonomia, da liberdade responsável e de padrões éticos com base nos princípios de respeito, justiça e equilíbrio. Neste sentido, é o clima em que o currículo se processa e fator de amadurecimento do estudante, na medida em que ele assume o efeito de seus atos e toma consciência da necessidade de limites para interagir no grupo, aperfeiçoando o seu senso de pertença a essa comunidade.

Não quero mudar as diferenças entre os indivíduos. Sinceramente desejo que os indivíduos sejam diferentes. O que me incomoda é que sendo a diversidade da humanidade seu maior sinal de riqueza, e que nos enriquecemos precisamente a partir dessas diferenças, tenham sido consideradas essas mesmas diferenças como uma desvantagem para o indivíduo e como a fonte principal de desigualdade entre as pessoas.

Reuven Feuerstein

CONCEPÇÃO, TEORIA E METODOLOGIA

Ação Educativa


Fundamenta-se nos princípios da Educação Libertadora, ou seja: “educar para a liberdade, para a participação num contínuo processo de conscientização do valor do educando como um sujeito histórico.” Esta concepção intenciona o rompimento das relações dominadoras que caracterizam a educação tradicional pautada no estímulo – resposta. Propõe , então, princípios educacionais que propiciam a formação de sujeitos ativos e conscientes das relações sociais, buscando a construção de uma sociedade solidária, justa e participativa. Esta concepção de educação compreende o Ser Humano como um todo. E, compreender a pessoa inteira é uma tarefa cognitiva e afetiva. A teoria de aprendizagem aplicada é a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (TMCE) e a Metodologia da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM), de autoria do pedagogo e psicólogo Reuven Feuerstein

Missão do Centro Educacional Conde Modesto Leal

Mediar a construção do conhecimento, desenvolvendo o potencial humano, formando cidadãos comprometidos com a vida em todas as suas formas de expressão.


Visão de Futuro

Ser uma Instituição de referência pela excelência do serviço educacional prestado.

Valores